Biodiesel
Utilicação de biodiesel como componente de gasóleo
O biodiesel é uma combustível alternativo ao gasóleo e já é produzido industrialmente em grande escala em Portugal desde 2006. O biodiesel pode ser utilizado como substituto do diesel convencional e não exige alterações do motor. Dadas as suas características de inflamabilidade e biodegradabilidade, o biodiesel é uma alternativa ao diesel, mais segura e biodegradável.
O biodiesel tem vindo a ser cada vez mais encarado como uma ferramenta de redução de CO2, e a assumir uma importância crescente na promoção da sustentabilidade, em Portugal e no restante espaço comunitário.
Desde o dia 01 de Janeiro de 2010, todo o gasóleo rodoviário comercializado no território Nacional Português tem uma incorporação de 7% de biodiesel pelo que, ao abastecer com Gasóleo em qualquer rede de postos de abastecimento de combustíveis em Portugal, está na realidade a utilizar um gasóleo com 7% de biodiesel (B7).
Combustível alternativo
Biodegradável
Não-tóxico
Livre de enxofre e aromáticos
Produzido a partir de óleos vegetais
Produzido
através de um processo químico chamado transesterificação (separação da glicerina do óleo vegetal), no qual é feita a separação glicerina do óleo (biodiesel), por meio da reacção do álcool e de óleos vegetais.
Para além de contribuir para uma mobilidade mais sustentável
- Maior poder lubrificante
- Reduz o desgaste do motor
- Previne ou reduz a probabilidade de avarias
- Diminui os custos de manutenção a médio prazo
- Um índice de cetano superior
- Combustão mais completa do combustível
- Mais eficiência e Melhor desempenho do motor
- Redução de emissão dos fumos brancos e dos ruídos do motor